quarta-feira, 18 de junho de 2014

Mundo Virtual: reflexão


Um executivo entrou num restaurante carregando um computador de mão, escolheu uma mesa bem afastada, para almoçar, e ao mesmo tempo, adiantar alguns trabalhos pendentes. Estava louco para entrar de férias, pois sua vida era muito corrida. Fez seu pedido, um filé de salmão caprichado. Enquanto abria seu computador, ouviu uma voz: Era um menino, que pediu:

- Tio, dá um trocado?

Atento ao computador, disse que não tinha. Mas o menino insistiu:

- Só uma moedinha, tio, para comprar um pão.

Sem tirar os olhos da tela do computador, e tentando se livrar da criança, o homem falou que 
compraria o pão. O menino ainda pediu:

- Tio, pede para colocar manteiga e queijo também?

Ao perceber que não se livraria tão rápido assim da criança, falou:

- Tá bom, mas depois me deixe trabalhar, pois estou muito ocupado.

Sua comida chegou, mas ele ficou constrangido, pois o garçom perguntou se queria que tirasse o menino dali.

O homem respondeu:

- Não, ele fica. Traga um sanduíche de queijo com manteiga, e uma refeição decente para ele.
Nesse momento, o menino se sentou e perguntou o que o homem estava

Fazendo. Ele respondeu:

- Estou lendo uns e-mails.

O menino não entendeu e o homem tentou explicar:

- Emails são mensagens mandadas por pessoas via Internet. É como se fosse uma carta, só que via Internet, dentro do computador.

Querendo entender o menino perguntou:

- O que é Internet, tio?

E o homem explicou:

- É um local no computador onde podemos ver e ouvir muitas coisas, notícias, músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar, trabalhar, aprender. Tem tudo no mundo virtual.

O menino quis saber mais:

- E o que é virtual, tio?

Tentando se livrar de tantas perguntas, começou a explicar ao menino:

- Virtual é um local onde imaginamos algo que não podemos pegar, tocar. É lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer. Criamos nossas fantasias, transformamos o mundo em como queríamos que fosse.

O menino, atento, respondeu:

- Entendi tio, eu também vivo neste mundo virtual.

O homem perguntou se ele tinha computador e o menino respondeu:

- Não, mas meu mundo também é virtual: Minha mãe sai de madrugada e só chega em casa muito tarde, quase não vejo ela. Eu fico com meu irmão pequeno que chora de fome, e eu dou água para ele pensar que é sopa. Minha irmã mais velha sai todo dia, diz que vai vender o corpo, mas eu não entendo, pois ela sempre volta com o corpo. Meu pai tá preso há muito tempo. E eu fico imaginando, minha família junta em casa, com muita comida, muitos brinquedos de Natal, e eu, indo para a escola, para virar médico um dia. Isto não é virtual, tio?

Naquela hora, o homem, emocionado, evitando chorar, fechou seu computador. Enquanto esperava o menino terminar sua refeição, pensava no que aquela criança o fez lembrar: da prática da solidariedade. Algo que ele já tinha se esquecido. Pagou a conta, deu o troco para o menino. Antes de ir embora, o menino, satisfeito, agradeceu com um sorriso puro, verdadeiro, e falou:

- Obrigado, tio! Você é legal!

LIÇÃO DE VIDA: Muitas pessoas vivem num mundo só delas, cheio de egoismo se esquecendo que no mundo real existem pessoas precisando da sua ajuda.


Fonte: http://www.showdoclovismonteiro.com/mundovirtual.htm


Deixo este texto para refletirmos sobre nossa condição humana, imersa no ciberespaço, compenetrada e repleta de desigualdades sociais e falta de atenção ao "mundo real" enquanto vivenciamos nossa realidade paralela no mundo virtual.


Um comentário:

  1. Olá pessoal do Curso In.Mídias, eu deixei este texto para reflexão, gostaria de receber feedback de vocês,obrigado!

    Rúbio

    ResponderExcluir