sábado, 14 de junho de 2014

Blog do Curso Inovação em Mídias Interativas



      O mediaLab UFG é resultado de projetos de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) em Arte e Cultura Visual, Comunicação, Música e Ciências da Computação. É um espaço voltado para a pesquisa de mídias interativas, com destaque para projetos de inovação. 
    Nesse contexto, o curso de especialização a distância em Inovação em Mídias Interativas, vinculado ao Media Lab UFG, foi criado. Sob a coordenação do Prof. Dr. Cleomar Rocha, o curso tem o objetivo de capacitar profissionais para pesquisa, desenvolvimento e inovação em mídias interativas e suas aplicabilidades nas diversas áreas do conhecimento, buscando estabelecer ações empreendedoras e dinâmicas, centradas na inovação de base tecnológica.
   Com a criação deste Blog, tutores e cursistas poderão aproveitar o espaço para trocar ideias, informações e experiências.

8 comentários:

  1. Estamos em nova etapa de nossa Jornada Midiática, coloco-me à disposição para realizarmos a Tarefa 2, abraços coleg@s de Curso!


    Rúbio Dorneles de Bessa

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  2. Marcelo Tas fala sobre Cultura Digital para a Escola São Paulo


    https://www.youtube.com/watch?v=uXEvWA31I-Y

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    1. Hoje as crianças já nasceram na cultura digital. Cabe aos educadores orientar os mesmos a respeito das possibilidades oferecidas pelas diversas mídias, assumindo o papel de FILTRO dessas informações. Com o advento da rede de internet, o educando pesquisa e depois vai para aula e possivelmente indaga o professor acerca do assunto pesquisado. De acordo com Tas (2009) a ideia de que o professor é o dono do conhecimento já não existe mais.

      Tas (2009), em sua entrevista, ressalta que:

      “Qualquer um de nós, se for lembrar qual o seu professor preferido, fatalmente vai ser um cara que chegava na sala de aula e causava uma balbúrdia, que fazia irmos para casa inquietos. E que não é alguma coisa que estava no livro dele, é alguma coisa que você não sabia da sua vida”. (TAS, 2009, p.236)

      Desta forma estamos na era do conhecimento, na sociedade do conhecimento, sobretudo em conseqüência da informatização e do processo de globalização das telecomunicações, da convergência das mídias, isto facilita a circulação da informação, característica fundamental dessa era. Os alunos do século XXI estão totalmente imersos no mundo digital e o esforço hoje certamente não deveria ser para desconectá-los dessa grande rede tecnológica e sim mesclar a tecnologia no processo educacional na perspectiva de que os resultados dessa união seja a produção de um ensino mais criativo, interativo e interessante.

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  3. Cibercultura também é Cultura com Tas

    https://www.youtube.com/watch?v=r7ZMPzjooeU

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  4. Segundo a entrevista de André Lemos(culturadigital.com), os avanços tecnológicos e a grande revolução que vem sendo processada na sociedade e em razão dos aumentos dos meios tecnológicos passamos a viver numa sociedade digitalizada. A grande particularidade deste contexto é a interatividade, fornecendo forte ligação entre o consumidor da informação e o emissor.

    O professor e pesquisador Dr. Cleomar Rocha afirma que “os recursos tecnológicos causam cada vez mais efeitos nas pessoas, em face de um estágio de imersão da sociedade contemporânea na cultura digital. Tal inserção resulta em condições de experiências cotidianas com o aparato tecnológico, sendo que o acesso resulta em maior dinâmica dos efeitos causados nos sujeitos, coletivamente. O interesse pela tecnologia torna-se cada vez maior, seja na constituição de experiências sociais, seja como medida de sua compreensão, desenvolvimento e inovação”.


    Tas (2009), na entrevista publicada no livro CulturaDigital.com.br, elencou idéias acerca do discernimento necessário para separar o que é bom daquilo que não é no “mundo das tecnologias” e qual o papel da educação neste contexto. Diante disso, o autor reflete que:


    “Depende de como as pessoas que planejam a educação vão tratar deste mundo novo. O professor chegava lá na sala de aula e fazia uma transmissão do seu conhecimento. Ele era dono do conhecimento e você fazia um download do que ele te trazia e na prova ele fazia um teste de memória para ver se você tinha decorado o que ele tinha te trazido. Hoje, se o professor achar que é proprietário do conhecimento ele está fora do mundo. A informação está totalmente disponível e nós vamos ter que encontrar esse discernimento em rede. O conhecimento vai ser produzido desse relacionamento do professor com seus alunos, que é a tarefa do professor desde tempos imemoriais: ser um produtor de insights, de fricções de mentes e corações.” (TAS, 2009, p.236).

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  5. Em se tratando da educação e do uso destes artefatos como mecanismos de transmissão do conhecimento o professor Laymert Garcia dos Santos no livro cultura digital.com, aponta que:

    "Acho que a escola ainda não entendeu completamente o sentido da Terceira Revolução Industrial. Ela acha que a tecnologia é só uma ferramenta. Mas não no sentido como a tecnociência usa, porém uma ferramenta como apenas um instrumento. A tecnologia é muito mais do que isto. A cibernética nos introduz numa outra dimensão, porque nossa vida passa a ter uma outra dimensão.
    Acho que a escola ainda não entendeu completamente o sentido da Terceira Revolução Industrial. Ela acha que a tecnologia é só uma ferramenta. Mas não no sentido como a tecnociência usa, porém uma ferramenta como apenas um instrumento. A tecnologia é muito mais do que isto. A cibernética nos introduz numa outra dimensão, porque nossa vida passa a ter uma outra dimensão."(LAYMERT, 2009,p.15).


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  6. Podemos dizer que existe uma correlação entre o Filme Her e seus personagens e o Ciberespaço

    Ciberespaço é um espaço existente no mundo de comunicação em que não é necessária a presença física do homem para constituir a comunicação como fonte de relacionamento, dando ênfase ao ato da imaginação, necessária para a criação de uma imagem anônima, que terá comunhão com os demais. É o espaço virtual para a comunicação disposto pelo meio de tecnologia.

    Apesar da internet ser o principal ambiente do ciberespaço, devido a sua popularização e sua natureza de hipertexto, o ciberespaço também pode ocorrer na relação do homem com outras tecnologias: celular, pagers, comunicação entre rádio-amadores e por serviços do tipo “tele-amigos”, por exemplo. (JUNGBLUT, 2004; GUIMARÃES JR., 1999).

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  7. Gostaria de saber quais os conteúdos estudados no decorrer do curso?

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